O festejo dos contos

O Agueré é um ritmo afro-brasileiro e um festejo dedicado aos Odés, ancestrais ligados a prosperidade e a alegria. É com inspiração nesta tradição, que nasceu o evento "AGUERÉZINHO: O Festejo dos Contos". Sua primeira edição aconteceu no MAB - Museu da Abolição no dia 13 de outubro de 2018 no Recife. Um dia de atividades lúdicas e repletas de afro-brasilidade para festejar a infância e os 10 anos do Caçando Estórias.

Sua segunda edição acontecerá no sábado, dia 12 de outubro das 13h às 17h novamente no Museu da Abolição e a entrada continua sendo GRATUITA.

O festejo é um convite para que mães, pais e todos que cuidam de crianças, repensem a ótica eurocêntrica da infância, invertam a lógica consumista dominante trocando o shopping pelo jardim, a excessiva compra de brinquedos pelo compartilhamento de afeto, o celular por um livro e uma boa história. Afinal o dia das crianças pode ser vivido de maneiras diferentes, considerando inclusive os legados afro-brasileiros.


No jardim as crianças brincam, aprendem ouvem histórias e também mostram que são agentes criadores de arte. Convidamos grupos de cultura popular compostos por crianças para apresentações no evento, e como uma das contrapartidas sociais, viabilizamos criação ou a ampliação do acervo de bibliotecas ou espaços de leitura destes grupos. No Aguerézinho todas as atividades são traduzidas para a língua brasileira de sinais LIBRAS e há voluntários preparados para acompanhar pessoas com outros tipos de necessidades especiais.